Lamentavelmente a Associação Vida mais Verde esteve conferindo no município de Juripiranga um crime contra o meio ambiente praticado por pessoas ainda não identificadas contra as MUDAS DE IPÊ DE JARDIM que foram plantadas na calçada lateral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José Borba localizada à Rua Tiradentes nesta cidade.
O crime ocorreu durante os dias 06 e 07 de abril - quarta e quinta feira respectivamente - conforme mostram as imagens as pelo menos 60% das mudas plantadas na calçada da escola foram destruídas, extirpadas e outras maltratadas por VÂNDALOS que moram ou passam pelo local.
O ato criminoso e sua punição está previsto no Art. 49 da Lei Federal de Nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 que Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Art. 49 - Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por
qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em
propriedade privada alheia:
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas
cumulativamente.
Por sua vez a Associação Vida mais Verde que vem desenvolvendo um projeto de arborização do município desde o ano de 2011, com o objetivo de minimizar o calor intenso em nossa área urbana melhorando o clima para todos os habitantes e ainda visando colaborar para a preservação do meio ambiente a partir da criação de áreas verdes em terrenos públicos e/ou privados de Juripiranga.
este projeto ultimamente vem sendo alvo de vândalos e contra esse tipo de atitude negativa a Associação através de sua Presidenta Maria da Paz registrou um BO (Boletim de Ocorrência) na Delegacia da cidade para iniciar um trabalho de investigação para a identificação dessas pessoas que cometendo um crime contra o patrimônio público e contra o meio ambiente.
A Associação espera também contar com o apoio da população no sentido de denunciar os supostos agressores da natureza para que providências urgentes possam ser tomadas tanto pelas Polícias Civil e Militar, quanto pelo Ministério público e a Justiça na pessoa do Juiz (a) de Direito do Foro de Itabaiana/PB.
Contamos com a colaboração de toda população para que o projeto SINAL VERDE possa ter sua continuidade no trabalho de preservação e proteção da fauna e da flora em nosso município. E essa colaboração pode começar por ajudar a identificar essas pessoas que vem cometendo esses atos absurdos contra as mudas que vimos plantando na cidade; esse trabalhos não pode ser abandonado! Disse a Prfª. Maria da Paz (Paizinha)
MAIS CRIMES:
Um outro crime que vem acontecendo também contra a Associação e o poder Público é o roubo de vários protetores feitos de madeira e tela para a proteção individual das mudas, tendo sido ocorridos ja na Rua Antenor Navarro (Serrinha de baixo) e na Avenida Liberdade no Conjunto São Gonçalo.
Veja mais imagens do crime ambiental e do dia da plantação das mudas:
0 comentários: