Vereadores de oposição propõem ao Prefeito trocar gastos públicos de serviços essenciais por doação de Água em Carros Pipas pra população...

By | 09:08 Leave a Comment

Em sessão ordinária realizada nesta quarta feira (09) os Vereadores do grupo de oposição em Juripiranga aproveitaram a falta de água na cidade para propor ilogicamente à substituição de despesas com serviços essenciais de uma gestão por doação de água em carros pipas com a população da área urbana.

O problema da falta de água em Juripiranga – assim como em outros municípios da região – vem causando uma mudança de hábito nas famílias que residem na zona urbana. Há pelo menos duas semanas consecutivas muitas pessoas estão tendo que se deslocarem de suas residências para os pontos de distribuição de água no município de Juripiranga.

Dois pontos públicos de distribuição de água estão sendo bastante frequentados nos últimos dias, tanto a Caixa D’agua localizada à Rua Minas Gerais e o antigo Cacimbão na Rua Centro Cívico tem representado um verdadeiro oásis para as famílias juripiranguenses; água em tratores pipas e caminhões também vêm sendo doados por empresários e alguns políticos da cidade.

Em meio ao caos da falta d’agua em virtude das poucas chuvas caídas nas regiões próximas às bacias do Rio Paraíba - que abastece a Barragem de Acauã – os vereadores que fazem oposição ao Prefeito Dr. Paulo Dália se revezaram mais uma vez na tribuna da Câmara para desta vez acusá-lo de não priorizar os gastos públicos com ajudas de águas em Carros Pipas as famílias de baixa renda do município e para a população em geral que sofrem com a escassez.

Com cara de deboche o vereador Heitor Alexandre apresentou empenhos de despesas da atual gestão com serviços de Consultorias Técnicas para algumas Secretarias Municipais que vem servindo para acompanhamento de Convênios e Projetos para obras públicas do município. “É muito dinheiro público gasto com Consultoria Técnica para um município onde não existem obras, bem que esse dinheiro podia ser usado para dar assistência social para as famílias carentes, principalmente nesse momento de falta de água”; disse o vereador.

Já o vereador Caio Neto, usou a tribuna para apresentar empenho colhido do SAGRES ONLINE em que mostra que o município de Juripiranga vem pagando o valor de R$ 2.039,00 com despesas de telefonia móvel para membros do 1º e 2º escalões. “Não há necessidade de o município gastar com telefonia móvel com Secretários e Gerentes Municipais pois estes tem salários considerados razoáveis e podem pagar pelos seus créditos de celulares; seria uma boa atitude desse Prefeito passar a gastar esse dinheiro com doação de águas em carros pipas pra população!” disse o vereador.

Em contato com o Prefeito Paulo Dália, o Blog INO LUCAS NOTÍCIAS obteve a informação de que os gastos mencionados pelos vereadores de oposição são eminentemente de prestação de serviços essenciais e imprescindíveis para qualquer gestão que busca fazer as coisas certas e com transparência atendendo as orientações e exigências do órgãos fiscalizadores como TCE/PB; gastos como esses também estão presentes noutras gestões municipais inclusive em Câmara de Vereadores em todas as épocas.

Para o Prefeito, os Vereadores supra estão fazendo o seu papel de membros da oposição, que são daqueles que falam muito mas que não esclarecem nada a população; Disse o Paulo Dália.
Em se referindo ao problema da falta de água em Juripiranga, Dr. Paulo Dália esclareceu que vem acompanhando de muito perto o problema e que vem tomando as medidas necessárias para ajudar a resolver o problema. Inicialmente o mesmo vem buscando as informações com as pessoas e órgãos responsáveis como: o Escritório Local da CAGEPA, o Gerente da CAGEPA responsável pela Região do Litoral.

Até o momento as informações que obteve foi a de que inicialmente foi detectado um problema técnico com uma válvula lá em Acauã que deixou sem água o reservatório de Itabaiana que abastece Juripiranga e outras cidades vizinhas.

Não obstante a tudo isso vem acontecendo o que mais preocupa mesmo é o baixo nível da represa de Acaã que fica localizada na cidade de Itatuba, nesse momento a Barragem que é classificada como de grande porte está com apenas 16% de sua capacidade total de água. A Barragem de Acauã tem capacidade para armazenar cerca de 250 milhões de metros cúbicos de água.

Devido o longo período de estiagem e as poucas chuvas caídas na bacia do Rio Paraíba que abastece a barragem é possível que a situação seja por demais preocupante pois estamos diante de uma necessidade extrema de racionamento e a qualquer momento vamos ter que economizar água para não sofrer.


Vamos até que ponto iremos suportar a falta de água nas torneiras, pois se nos próximos dias não voltarmos a ter água nas torneiras pelo menos duas vezes por semana, vamos ter que estudar a possibilidade de Decretar estado de Emergência em cada um dos municípios atingidos pelo problema; apesar da burocracia e das dificuldades para conseguir isso, nós vamos tentar todos os meios legais e possíveis para ajudar de forma sistemática a toda população. Disse o Prefeito Dr. Paulo Dália.   
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

INO LUCAS NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE.