
Postado por: JP Lima, em 08/02/2009 as 23:47
________________________
Quem não pensa em um dia realizar sonhos, construir ideais, plantar sementes e ver arvores crescendo e dando frutos? A apresentação hoje a noite da Banda DESVIO DE CONDUTA no palco principal da Festa de São Sebastião podia ser para muitos um fato irrelevante, mas para um grupo de jovens que plantaram uma semente há alguns anos atrás era mais que presenciar uma arvore crescendo e dando frutos, era subir nesta árvore e colher alguns e se deliciar com o gosto deles. Fico feliz de fazer parte deste grupo e de ter feito parte da fundação da banda. Poderia estar na primeira fila olhando com outros olhos, mas só conseguia me sentir muito orgulhoso de ter ajudado a plantar uma pequena semente há cinco anos junto com Allan e Gel (ainda membros da banda) quando nos reuníamos para fazer o som rolar.
Longe de ser a atração principal em uma cidade de cabeças pequenas e com viseiras, onde as pessoas (principalmente as do poder) só olham para o querem ver, ou para o que julgam que é melhor, o grupo desvio de conduta fez o seu papel e no meio de uma grande multidão haviam pessoas que não estavam apenas em uma apresentação de uma pequena banda de rock, ouvi no meio da galera da primeira fila (onde eu estava) alguém me perguntar, isso é real ou é uma utopia? Não poderia responder outra coisa a não ser, é o começo de uma utopia, mas ainda é real.
A apresentação serviu para as pessoas olharem para alternativas diferentes de oferecer diversão para o público. Salientado que a diversidade existe, temos que lembrar da heterogeneidade do ser humano, apesar de sermos de uma cidade pequena e no interior da Paraíba não somos APENAS FORRÓ, assim como também não somos obrigados a aceitar apenas forró. Em três dias temos mais de 18 horas de festa corrida e convenhamos, não é nada confortável ouvir o mesmo repertório três vezes por noite durante as três noites na nossa cidade. Tomamos como exemplo a nossa cidade aqui também do interior da Paraíba Guarabira que sua festa (A Festa da Luz) vem ganhando cada vez maior projeção por trazer alternativas diferentes de diversão, agradando a todos, desde os mais exigentes até os que se conformam com a TRISTE PRESENÇA DE AVIÕES DO FORRÓ, que pasmem, podia ter seu show substituído por mais uma hora do grupo DESVIO DE CONDUTA que a noite já estaria garantida para muitas pessoas presentes ali.
Lembro que não sou contra o forró, estou refletindo apenas sobre o seu excesso, a nossa população não precisa de uma alienação mútua que é implantada aos poucos sem que se perceba. Hoje, como já falei, presenciamos um fato histórico na tradicional festa de são Sebastião, apesar de ser tão pouco valorizado, mas o primeiro passo para o início de uma grande história de valorização da diversidade foi dado.
Deixo como sugestões alternativas, tipo: por que não valorizamos mais a excelente música dos anos 80, quem disse que não existe samba de qualidade? Por que nos esquecemos do maracatu, genuinamente pernambucano, da ciranda, do coco, do batuque do axé? Acredito que se não oferecermos alternativas para as pessoas, será cada vez mais difícil aceitar as alternativas oferecidas.
Por favor autoridades fica também meu apelo, (apoiado por muitos), que isso se repita mais vezes e em outros palcos da nossa cidade, também não queremos esperar por mais um ano para mais meia hora de show de qualidade na Festa do Próximo ano, por favor, não nos façam de coringas! Poderia fazer alguns elogios para quem permitiu que os “moleques” se apresentassem se não soubesse da falta de interesse para isso da parte quem faz a festa. Certo, concordo que os gostos são diferentes é justamente isso q estou defendendo, mas temos que concordar com uma coisa: VIVA O MAU GOSTO. Por favor, não aguento mais ouvir que "Borboletas sempre voltam e ... ", "Pisa, pisa, pisa na barata", "Mulher não trai, mulher se vinga", "Thetetê, chê chê chê". Por favor, precisamos de socorro!
Sei que esse conceito de mau gosto é complicado, o que pode ser mau gosto para mim, pode ser de bom gosto para outros, e outros muitos por sinal, mas lembro novamente que somos diferentes uns dos outros e se é mau gosto de todos os lados, então valorizaremos todos os maus gostos que existir e que conhecermos.
Boa noite JP, paz e bem a todos! Também concordo com o desabafo feito por vc! Também amo música de boa qualidade (sem querer desclassificar as músicas que foram tocadas e dançadas nestes três dias de festa), apenas ressalto o que foi postado por vc no sentido de que existem outros gostos musicais que devem ser levados em consideração!!! Sou uma das pessoas que lutam todos os anos para implantação da "DIVERSIDADE" nas festas do nosso município! E conseguir meia hora já foi um vitória, continuemos na persistência! Sei que a maioria vence, mas, a minoria tem que ser ouvida né! DESVIO DE CONDUTA, Parabéns!!!!Vcs arrasaram!
ResponderExcluirBoa noite Fátima, muito obrigado pela postagem. Precisamos mesmo unir forças para conseguir o que vc vem lutando todos os anos, acredito que um dia nossos apelos serão escutados. Outros "desabafos" serão postados aqui e o espaço é nosso para qualquer manifestação do tipo. Sei também que não é tão simples assim para quem faz a festa resolver essa questão, mas acredito que com um pouco de vontade é possível. Grato mais uma vez e PAZ E BEM a todos!!!!
ResponderExcluirMeu caro JP,
ResponderExcluirConcordo em muitos pontos contigo, pois existe gosto pra tudo, nós que somos envolvidos com a ARTE e a Divulgação da CULTURA, ficamos encantados em ver a apresentação dos nossos colegas da BANDA DESVIO DE CONDUTA, e da Banda Prá-SaKAr e dos outros Artistas da TERRA, tais como NAEL e o cantor de BRILHO DA PAIXÃO.
somos a minoria e aos poucos mostraremos o quanto é interessante investir na cultura e produção artistica de um Municipio,estamos esperando que tais iniciativas como esta sejam repetidas mais vezes, principalmente em eventos como Carnaval, com Orquestras de frevo, investir em desfiles de blocos carnavalescos para fazermos desfiles de alaursas, maracatu... e muitos outras opçoes...
Fica os meus agradecimentos ao pessoal que deu espaço aos garotos e que em outra oportunidade deem a eles mais espaço para que o povo possa ampliar seus horizontes e ter multiplas escolhas de entretenimento...
Obrigado Josenildo pelo seu comentário, infelismente há pessoas que não acham assim, pesam que uma crítica é só prejudicial. Mas a minha crítica foi feita nos sentido de apelo para melhorar uma coisa que foi legal, no caso a festa. Quanto ao carnaval, a galera hoje em dia não sabe o que é um maracatu, um boi bumbá, caboclo de lança entre outras figuras típicas do festejo. Hoje apenas trios elétricos com bandas, (que diga-se de passagem irão tocar o mesmo repertório da festa de são sebastião desta vez elétrico), fazem o carnaval. Reconheço que o carnaval na região inteira só será comemorado desta forma aqui e parabenizo o Prefeito Tom por isso e espero que ele entenda que precisamos "refazer" uma cultura de festejos e comemorações nesta data.
ResponderExcluir